Uma proposta de Modelagem Analítica para o uso efetivo de Atividades Complementares no Ensino Superior

Leandro A. Silva, Fábio Silva Lopes, Arnaldo Rabello de Aguiar Vallim Filho

Resumo


Atividades Complementares representam uma exigência do Ministério da Educação com o intuito de ampliar a formação dos alunos de cursos superiores. Estas atividades se constituem em requisitos obrigatórios dos cursos de graduação, representando até 20% da carga horária desses cursos. Neste trabalho, apresentamos uma modelagem analítica para auxiliar o uso efetivo deste instrumento que é a complementação do aluno através de conceitos de Inteligência de Negócios e Mineração de Dados. Os resultados apresentados por meio de painéis permitem analises na visão do gestor como a quantidade de horas para temáticas de interesses dos alunos e para turmas de alunos; e analises na visão do aluno como a quantidade de horas realizadas e a comparação com a média da turma. Estes resultados permitem futuramente analisar complementação de conceitos, defasagem do curso e até mesmo controlar evasão de estudantes.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2014.611

Apontamentos

  • Não há apontamentos.