Uma proposta de Modelagem Analítica para o uso efetivo de Atividades Complementares no Ensino Superior
Resumo
Atividades Complementares representam uma exigência do Ministério da Educação com o intuito de ampliar a formação dos alunos de cursos superiores. Estas atividades se constituem em requisitos obrigatórios dos cursos de graduação, representando até 20% da carga horária desses cursos. Neste trabalho, apresentamos uma modelagem analítica para auxiliar o uso efetivo deste instrumento que é a complementação do aluno através de conceitos de Inteligência de Negócios e Mineração de Dados. Os resultados apresentados por meio de painéis permitem analises na visão do gestor como a quantidade de horas para temáticas de interesses dos alunos e para turmas de alunos; e analises na visão do aluno como a quantidade de horas realizadas e a comparação com a média da turma. Estes resultados permitem futuramente analisar complementação de conceitos, defasagem do curso e até mesmo controlar evasão de estudantes.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2014.611
Apontamentos
- Não há apontamentos.