Identificação de Grupos de Alunos em Ambiente Virtual de Aprendizagem: Uma Estratégia de Análise de Log Baseada em Clusterização

Márcia F. Pinheiro, Luiz Cortinhas F. Neto, Haroldo Nazaré de Sá Junior, Eulália C. da Mata, Antonio F. L. Jacob Jr., Ádamo de Lima Santana

Resumo


Ter informações a respeito do processo de aprendizagem é de extrema importância para educadores e alunos, pois permite apoiar a tomada de decisão e reflexão quanto às metodologias aplicadas no ensino, bem como conteúdos utilizados e desempenho de alunos. Neste trabalho, foram utilizadas técnicas de mineração de dados educacionais com o objetivo de encontrar grupos de alunos de um programa educacional de larga escala através da análise de log de uma plataforma de Educação a Distância como parte de pesquisa motivada pela verificação de aproveitamento dos alunosna formação. Os resultados obtidos permitem fazer análise qualitativa e quantitativa do uso da plataformapelos dos grupos de alunos encontrados.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2014.582

Apontamentos

  • Não há apontamentos.