Uma aplicação da Realidade Aumentada em Laboratórios Mistos para Ensino de Química

Alexandre Scotta, Valquíria Hüttner, Karina S. Machado, Ivete Pinto, Zélia Couto, Danúbia B. Espíndola

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar um caso de uso da Realidade Aumentada em laboratórios virtuais para ensino de química. Para validação propõem-se uma aplicação no laboratório de química, a partir da criação de um guia de instruções aumentado e autônomo para experimentos químicos. Com este recurso, o professor inclui marcadores nos componentes da bancada química e o aluno, com um dispositivo móvel, consegue visualizar informações detalhadas de cada substância assim como uma sequência de instruções de como realizar o experimento passo a passo. Sendo este um trabalho preliminar, espera-se que trabalhos futuros proponham uma arquitetura genérica para criação de diferentes experimentos para laboratórios mistos na área da educação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2014.564

Apontamentos

  • Não há apontamentos.