Proposta de Aplicativo em Dispositivos Móveis para Ensino de Leitura Baseado no Controle por Unidades Mínimas

Roberto Antonio da Silva, Edson Pinheiro Pimentel

Resumo


Na análise do comportamento, dois paradigmas têm sido úteis para a elaboração de programas de ensino de leitura e escrita: o de equivalência de estímulos que busca identificar relações entre estímulos no ensino da leitura e o de unidades menores do que a palavra, a partir do conceito de Skinner de controle por unidades mínimas. Neste contexto, sistemas computacionais podem ajudar no uso desses paradigmas realizando a coleta, armazenamento e apresentação dos dados de forma automatizada. Este artigo tem por objetivo apresentar a proposta do aplicativo m-EQUIV, para dispositivos móveis que tem por finalidade apoiar o ensino de leitura baseado no controle por unidades mínimas. O principal propósito do ambiente m-EQUIV é levar para a sala de aula um ambiente gamificado, que possa ser utilizado a partir de dispositivos móveis, de modo a apoiar o professor no ensino de leitura para crianças.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2014.340

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