Proposta de Aplicativo em Dispositivos Móveis para Ensino de Leitura Baseado no Controle por Unidades Mínimas
Resumo
Na análise do comportamento, dois paradigmas têm sido úteis para a elaboração de programas de ensino de leitura e escrita: o de equivalência de estímulos que busca identificar relações entre estímulos no ensino da leitura e o de unidades menores do que a palavra, a partir do conceito de Skinner de controle por unidades mínimas. Neste contexto, sistemas computacionais podem ajudar no uso desses paradigmas realizando a coleta, armazenamento e apresentação dos dados de forma automatizada. Este artigo tem por objetivo apresentar a proposta do aplicativo m-EQUIV, para dispositivos móveis que tem por finalidade apoiar o ensino de leitura baseado no controle por unidades mínimas. O principal propósito do ambiente m-EQUIV é levar para a sala de aula um ambiente gamificado, que possa ser utilizado a partir de dispositivos móveis, de modo a apoiar o professor no ensino de leitura para crianças.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2014.340
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