A inclusão digital do projeto UCA Total no município de São João da Ponta no estado do Pará.

Tânia Elizette Barata Pereira, Alcides Fernando Gussi

Resumo


Este trabalho teve por temática a implementação do programa Um Computador por Aluno – UCA Total no município de São João da Ponta no Pará, no sentido de analisar a inclusão sócio digital proporcionada aos participantes. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho etnográfico, na perspectiva de realizar uma descrição do projeto em São João da Ponta. Neste sentido, tomamos como categoria analítica norteadora, a noção de inclusão sócio-digital. Os resultados indicam que o projeto UCA se aproxima da abordagem de inclusão sócio digital; contudo, foi observado que o UCA não modificou a estrutura física das escolas beneficiadas com o projeto, nem impregnou neste espaço, mas, em contrapartida, foi potencialmente absorvido pela comunidade da sede de São João da Ponta onde percebemos indícios de letramento digital e também o desenvolvimento de comunidades práticas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2014.330

Apontamentos

  • Não há apontamentos.