A Escola e o Currículo em Tempos de Mobilidade e Conexão: o uso dos computadores portáteis na educação

Jayson Magno da Silva, Maria da Graça Moreira da Silva

Resumo


O presente artigo, de natureza empírica, objetiva apresentar reflexão sobre o uso das tecnologias móveis sem fio, especialmente, do computador portátil, conectado à Internet, no contexto da educação com foco no currículo escolar. O estudo parte da hipótese de que a integração das tecnologias móveis à educação e ao currículo, enquanto dispositivos que possibilitam novas formas de comunicar, registrar e representar o pensamento, reconfigurando nossa presença na cultura, no mundo e com o mundo. A metodologia empregada é a revisão de literatura, tomando os principais autores e pesquisadores da área enquanto base teórica. A título de considerações, o estudo sinaliza que colocar um computador nas mãos de cada aluno não é suficiente para garantir mudanças na escola e no currículo, mas permite enxergar caminhos para novas oportunidades à educação, com vistas à inovação e à aprendizagem. Em suma, a integração entre a mobilidade e a educação demanda a assunção dos sujeitos da educação enquanto autores e reconstrutores do mundo, e com os dispositivos móveis conectados, sobretudo, com os computadores portáteis com acesso à Internet, esse mundo abarca o mundo digital, o que na Internet pode significa o mundo todo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2014.282

Apontamentos

  • Não há apontamentos.