Uma Abordagem Temporal para Identificação Precoce de Estudantes de Graduação a Distância com Risco de Evasão em um AVA utilizando Árvores de Decisão
Resumo
Este trabalho descreve uma abordagem que objetiva a identificação precoce de estudantes de graduação a distância com risco de evasão utilizando técnicas de mineração de dados conhecidas como Árvores de Decisão. Essas técnicas permitem o entendimento do funcionamento interno do modelo, possibilitando a descoberta das disciplinas que mais influenciam na evasão do curso de graduação. Este conhecimento pode ser usado para prever o desempenho acadêmico nestas disciplinas no AVA. Foram utilizados algoritmos de Árvores de Decisão nos experimentos no SCA e o AVA, os quais forneceram acurácias médias de 80% na predição da evasão ou graduação do curso, utilizando apenas as primeiras notas semestrais. No AVA, como melhor resultado, foi obtida uma acurácia de 89,47% na predição do desempenho de uma disciplina.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2014.262
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