Personalização de Conteúdo e Avaliação Multicritério em Ambiente Virtual de Aprendizagem de Código Aberto

Douglas Rosemann, André L. A. Raabe, Raimundo C. Ghizoni Teive

Resumo


Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são desenvolvidos para dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem. O aluno interage com o ambiente, e o mesmo orienta os estudantes na condução dos seus estudos, através da interação do professor como tutor ou através de ferramentas inteligentes. O AVA Moodle se destaca por ser de código aberto e adaptável, o que permite explorar a aplicação de um Sistema Tutor Inteligente (STI) com inserção de uma técnica de Inteligência Artificial (IA) denominada Redes Bayesianas (RB), possibilitando assim instrução customizada. Este AVA possui a funcionalidade de registrar algumas informações da interação do aluno com oambiente. Algumas destas informações serão classificadas como critérios eaplicadas dentro do conceito da Avaliação Multicritério e assim mensurar o nível de aprendizado de um estudante.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2014.203

Apontamentos

  • Não há apontamentos.