EERCASE: Uma Ferramenta para Apoiar o Estudo do Projeto Conceitual de Banco de Dados

Edson Alves, Natália M. Franco, Antônio Nascimento, Robson N. Fidalgo

Resumo


Dada a relevância do projeto conceitual de Banco de Dados e da ampla utilização do modelo Enhanced Entity–Relationship (EER), é importante que o aluno construa uma sólida competência sobre os conceitos, técnicas e ferramentas deste domínio. Contudo, nota-se uma carência de ferramentas CASE direcionados ao estudo do modelo EER. Com esta motivação, este artigo apresenta a ferramenta EERCASE como um instrumento pedagógico para auxiliar o ensino do modelo EER. Como diferenciais, a EERCASE apresenta a cobertura de 100% dos construtores do EER e o fornecimento de feedbacks, facilitando a resolução de problemas, reflexão dos resultados e consolidação do conhecimento adquirido.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2014.98

Apontamentos

  • Não há apontamentos.