Sistema de Coleta de Dados para Avaliação da Aprendizagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Tridimensionais

Eunice P. dos Santos Nunes, Rafael Luiz Testa, Fátima L. S. Nunes

Resumo


As tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada favorecem o desenvolvimento de interfaces humano-computador mais interativas e imersivas. Tais interfaces têm aumentado o interesse dos pesquisadores em conceber Ambientes Virtuais de Aprendizagem Tridimensionais (AVAs 3D) em diferentes contextos, mas coletar dados para avaliar o aprendizado usando esses ambientes ainda é um desafio. Este artigo apresenta o Sistema de Avaliação de Aprendizagem (SAAp), que inclui instrumentos para avaliação diagnóstica e registro das interações do usuário no ambiente virtual. Ao analisar os dados coletados, o avaliador pode medir como e quanto os AVAs 3D colaboram com o processo de aquisição de conhecimento. Os resultados mostraram que o SAAp é eficiente para facilitar a coleta de dados e permite monitorar as interações que ocorrem automaticamente, sem interferir no código fonte da aplicação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2013.%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.