Avaliando o Desempenho Discente em um AVA: Um Estudo de Caso Utilizando Estat´ıstica Multivariada

Thiago I. A. Souza, Artur O. R. Franco, Thomaz E. V. Silva, Herbert. L. Vasconcelos

Resumo


A avaliação da aprendizagem n˜ao se restringe apenas a aferição quantitativa da aprendizagem discente. Destacam-se alguns fatores que podem ser analisados durante o processo de ensino: a influência do docente; o ambiente escolar; o currículo do curso; métricas avaliativas; dentre outros. Dentre esses fatores destacamos a estrutura curricular do curso, como sendo objeto de estudo desta pesquisa. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar o currículo de um curso de graduação na modalidade semi presencial.Neste contexto, um estudo qualitativo a partir de uma analise quantitativa ´e proposto para identificar as possíveis relações existentes entre as disciplinas de um curso e inferir como o currículo de um curso pode influenciar nos parâmetrosda avaliação. Os resultados alcançados demonstram a eficácia da aplicação de técnicas da estatística multivariada na análise e compreensão de processos educacionais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2013.%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.