Estudo comparativo de plugins Moodle para Análise e Acompanhamento da Aprendizagem

Jose Roberto Santos, Edson Pimentel, Silvia Cristina Dotta, Wagner Botelho

Resumo


A aprendizagem é um produto de interação, que dependendo da epistemologia de seu processo, faz com que cada aprendiz interaja com professores, com outros estudantes e com o conteúdo. Em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é possível a realização de coletas de dados sobre as interações dos aprendizes, mas a forma bruta desses dados é de difícil interpretação pelos envolvidos no processo de aprendizagem. Aplicações de Learning Analytics Dashboards (LAD), têm sido desenvolvidas para apoiar a análise da aprendizagem. No entanto, há poucos relatos do uso dessas ferramentas no ambiente virtual Moodle, bastante utilizado por educadores. O problema que se levanta a partir dessa observação é se isso é decorrente da ausência desses ferramentas (plugins) para o Moodle, do seu desconhecimento ou funcionalidades. Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo comparativo de plugins do tipo LAD para o ambiente Moodle relacionados destacando suas funcionalidades para o acompanhamento do processo de aprendizagem pelo professor e pelo estudante.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2019.189