Met@ Aprendiz@gem: estratégias metacognitivas e recursos pedagógicos para apoiar a construção do pensamento lógico

Carla Rodriguez, Denise Goya, Mirtha Lina Fernandéz Venero, Cláudia Abrão

Resumo


Aprender lógica de programação não é uma tarefa simples para a maioria dos estudantes do ensino superior. As altas taxas de evasão e reprovação em disciplinas que contemplam esse conteúdo comprovam essa dificuldade. Pesquisas sobre o uso de estratégias de metacognição para aprendizagem trazem importantes contribuições para esse contexto. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma proposta de aliar o uso de estratégias metacognitivas e recursos pedagógicos para favorecer o engajamento e a motivação dos estudantes e orientar o seu percurso de aprendizagem. Espera-se que com trilhas de aprendizagem diferenciadas seja possível diminuir as estatísticas de evasão e reprovação confirmadas na disciplina de Processamento da Informação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1775