M-Cluster: Uma ferramenta de Recomendação para Formação de Grupos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Ilmara Monteverde, Geovana Amaral, David Ramos, Priscilla do Nascimento, Bruno Gadelha, Elaine Oliveira

Resumo


Grupos são uma estrutura social básica que se formam e se modificam para múltiplos propósitos. Muitas vezes é necessário organizar grupos de discentes para realizar atividades. Este artigo apresenta a ferramenta M-Cluster que sugere grupos para a realização de atividades colaborativas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Ela utiliza o algoritmo K-Means, associado a três métricas de similaridade, juntamente com os atributos obtidos das Trilhas de Aprendizagem. O M-Cluster apresenta três soluções, de forma descritiva ou visual, ao professor que escolhe a mais adequada para cada caso. Os resultados do estudo de caso mostram que a ferramenta é promissora, melhorando o desempenho de até 75% dos alunos.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1657