Métodos de classificação aplicados à detecção automática de Estilos de Aprendizagem em um ambiente real de ensino

Lucas Ferreira, Murilo Gazzola, Deborah Ferrari, Marina Zupelari, Paula Paiva, Jose Rodrigues Jr

Resumo


A detecção automática de Estilos de Aprendizagem é um ativo tópico de pesquisa na área de computação aplicada ao contexto educacional, porém, grande parte dos trabalhos existentes não é conclusiva com relação a diferentes métodos de classificação aplicados neste cenário. Neste trabalho, portanto, são avaliados quatro algoritmos de aprendizado de máquina, especificamente para a tarefa de classificação, a fim de se identificar os Estilos de Aprendizagem dos estudantes em um ambiente real de aprendizado eletrônico, de acordo com o modelo de Felder e Silverman. Como resultado, os experimentos indicaram que um único método não é suficiente para a correta classificação em todas as dimensões, sendo que o melhor cenário contempla o uso de, pelo menos, dois classificadores diferentes.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1517