Autoria de Atividades de Aprendizagem Adaptativas com base na Inteligencia Coletiva

Alan Barreto, Eveline Sá, Omar Cortes, Dario Vieira

Resumo


O processo de pré-autoria pré-3AJC proposto em (Sá, 2011) orienta o desenvolvimento de atividades de aprendizagem, através do uso de jogos, cooperação, além do sequenciamento de objetos de aprendizagem de diversos tipos, tais como, vídeos, áudios, textos, etc. Entretanto, apesar de toda flexibilidade deste processo de pré-autoria, ainda há limitação referente à criação de atividades de aprendizagem (AA) adaptáveis ao perfil do aprendiz. Neste sentido, este artigo apresenta um protótipo de ferramenta de autoria baseado no processo pré-3AJC e um algoritmo de inteligência coletiva ACO (Ant Colony Optmization) adaptado, para adequar de acordo com o perfil do aprendiz os conteúdos apresentados nas AAs desenvolvidas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1487