Ubiquidade em Ambientes Educacionais: uma Proposta Explorando Processamento Semântico para Ciência de Contexto
Resumo
Ambientes de aprendizagem ubíqua tem como proposta processar continuamente as ações do estudante, permitindo com que a experiência de aprendizado acompanhe e se adapte as suas necessidades em qualquer lugar, a qualquer momento, e de forma transparente. Dada a complexidade no desenvolvimento destes ambientes, esforços de pesquisa muitas vezes ou não atingem uma aplicação prática de suas propostas ou não apresentam detalhamento sobre o fluxo de tratamento dos dados de contexto. Desta forma, este trabalho tem como objetivo geral propor uma abordagem, na forma de uma arquitetura, para tornar a aprendizagem ubíqua mais próxima de uma perspectiva real, a partir do mapeamento e da integração de ambientes já existentes e comprovadamente funcionais. O comportamento da arquitetura proposta é avaliado por meio de um cenário de aplicação, o qual permite verificar sua aplicabilidade.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1387