Ubiquidade em Ambientes Educacionais: uma Proposta Explorando Processamento Semântico para Ciência de Contexto

Roger Machado, Bruno Santi, Ana Marilza Pernas, Adenauer Yamin

Resumo


Ambientes de aprendizagem ubíqua tem como proposta processar continuamente as ações do estudante, permitindo com que a experiência de aprendizado acompanhe e se adapte as suas necessidades em qualquer lugar, a qualquer momento, e de forma transparente. Dada a complexidade no desenvolvimento destes ambientes, esforços de pesquisa muitas vezes ou não atingem uma aplicação prática de suas propostas ou não apresentam detalhamento sobre o fluxo de tratamento dos dados de contexto. Desta forma, este trabalho tem como objetivo geral propor uma abordagem, na forma de uma arquitetura, para tornar a aprendizagem ubíqua mais próxima de uma perspectiva real, a partir do mapeamento e da integração de ambientes já existentes e comprovadamente funcionais. O comportamento da arquitetura proposta é avaliado por meio de um cenário de aplicação, o qual permite verificar sua aplicabilidade.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1387