Ambiente Inteligente de Aprendizagem MAZK com alunos do Ensino Fundamental II na disciplina de Ciências

Kajiana Nuernberg Sartor Vidotto, Luana Lopes, Eliane Pozzebon, Luciana Frigo

Resumo


O presente artigo objetiva averiguar a opinião de estudantes do Ensino Fundamental II quanto ao uso de sistemas tutores inteligentes (STIs) no processo de ensino/aprendizagem. O universo onde ocorreu a pesquisa foi um Colégio de Santa Catarina na turma da Oficina Tecnológica. Com foco na disciplina de Ciências, o conteúdo explanado aos alunos através do Sistema Tutor Inteligente foi relacionado aos dois principais movimentos da Terra: Rotação e Translação. O STI utilizado foi o MAZK, sistema desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologias Educacionais - LabTeC da Universidade Federal de Santa Catarina, campus Araranguá. No entendimento dos alunos, a utilização do STI auxilia na compreensão dos conteúdos e motiva os estudantes na busca pelo conhecimento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1367