Um Estudo sobre a Influência das Dimensões do Modelo Felder-Silverman na Recomendação de Recursos Educacionais baseada nos Estilos de Aprendizagem dos Alunos

Janderson Aguiar, Anderson Barbosa, Joseana Fechine, Evandro Costa

Resumo


A teoria dos Estilos de Aprendizagem (EA) pode ser utilizada para construir o perfil dos usuários em Sistemas de Recomendação Educacionais (SRE). Neste artigo é apresentado um estudo sobre a influência das quatro dimensões do modelo de EA de Felder–Silverman (FSLSM) na construção de perfis de usuários de SRE. Para isso, analisou-se a possibilidade de utilizar apenas alguma(s) dimensão(ões) para simplificar esta construção, mantendo, ainda, as recomendações personalizadas acuradas. Os resultados apontaram que as dimensões do FSLSM não têm a mesma influência na recomendação e que, embora não tenha sido possível destacar precisamente aquelas de maior influência, há indícios de que o uso de metade das dimensões seja suficiente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1277