Uma Abordagem Baseada em Ontologias para Modelagem e Avaliação do Estudante em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação
Resumo
Novas tecnologias surgem diariamente com o intuito de auxiliar na criação de ferramentas cada vez mais adaptáveis às particularidades de cada usuário. Um dos recursos computacionais que busca melhorar esses processos são os Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação (SAIE)s, que possuem a capacidade de alterar suas características para atender as necessidades individuais de cada estudante. Este artigo propõe uma abordagem baseada em ontologias para a modelagem e avaliação do estudante em SAIEs. A principal função desse modelo é acompanhar as atividades desenvolvidas pelo estudante e determinar um nível de desempenho com base no seu conhecimento e comportamento. Experimentos com estudantes reais foram desenvolvidos, no qual foi possível identificar os principais indicadores para avaliar e acompanhar o seu progresso durante a utilização de um ambiente virtual.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1197