Aplicação de análise de sentimento em fóruns educacionais para prevenir evasão

Diogenes Azevedo, Rafael Ferreira, Valter Mendonca, Péricles Miranda

Resumo


Com a disseminação da Internet e dos cursos de educação à distância, os dados gerados por professores, alunos e tutores vêm crescendo exponencialmente nos últimos anos, em especial os dados textuais, oriundos dos fóruns educacionais dos ambientes virtuais de aprendizagem. Contudo, mesmo com o sucesso dessa modalidade de ensino, a evasão vem se mostrando um grande problema a ser combatido. A identificação de estudante com possibilidade de desistência é uma das formas encontradas para prevenção evasão. Técnicas computacionais, como mineração de dados, podem ser usadas para lidar com esse problema. Diante deste cenário, este trabalho propõe uma técnica de análise de sentimento que auxilie o professor na detecção da motivação do aluno a partir de postagens de fóruns educacionais, prevendo um possível caso de evasão. Os experimentos mostram que a proposta alcançou uma taxa de acerto de 82% na classificação da motivação dos estudantes.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1097