Sistema Computacional de Apoio à Preparação para o ENEM: uma Investigação da Acessibilidade para Surdos
Resumo
A adoção da Avaliação Baseada em Computador (CBA, do inglês Computer-Based Assessment) tem sido cada vez mais praticada com o intuito de avaliar os processos envolvidos na aprendizagem. No entanto, para que este tipo de avaliação possa trazer benefícios a todos os estudantes, é necessário levar em consideração a acessibilidade de tais recursos. Este artigo apresenta uma investigação da acessibilidade dos tipos de questões usadas na CBA dos ambientes Geekie Games e Redação Nota 1000 no contexto dos estudantes surdos. Resultados dessa investigação apontam problemas de acessibilidade nos ambientes Geekie Games e Redação Nota 1000. De acordo com os problemas identificados, os estudantes surdos podem encontrar dificuldades de interação no uso desse tipo de avaliação nos ambientes, e até mesmo ficar impedidos de utilizar esses ambientes como os demais estudantes.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1037