Uma abordagem dialógica alternativa para a aquisição de habilidades táticas em jogos educacionais

Antonio Hobmeir Neto, Alexandre Direne, Fabiano Silva, Luis Bona, Laura García, Marcos Castilho, Marcos Sunyé

Resumo


Resumo: São abordados os aspectos pedagógicos de diálogos do ensino de jogos heurísticos adversaristas. A resenha literária mostra que são raras as pesquisas sobre a construção de shells inteligentes para o ensino de táticas desses jogos. Descreve-se também as hipóteses simplificadoras adotadas na criação da shell JAS, destinada a aprendizes do nível intermediário de habilidade. É detalhada ainda a arquitetura de um protótipo implementado com a JAS para o Xadrez. Ao final, são lançadas as metas de pesquisa futura.

Abstract: Pedagogic aspects of tutorial dialogues are described for heuristic adversarial games. The literature survey shows that few past works approached intelligent shells for teaching the tactics of such games. Also described are the simplifying assumptions adopted for building the JAS shell, aimed at intermediate-level learners. The architecture of a prototype system built on top of JAS is yet detailed for the domain of Chess tutoring. Finally, future research perspectives are discussed.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2008.706-715