Uso de Ontologias para Agentes Conversacionais no Contexto de Ensino-Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Cleon Pereira Júnior, Rodrigo Francisco, Luciane Silva, Ernesto Veiga, Marcia Fernandes, Fabiano Dorça

Resumo


Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com o objetivo de verificar a contribuição das Ontologias para os Agentes Conversacionais (AC) no contexto de ensino-aprendizagem. Os resultados apontam que o uso das Ontologias nos ACs é promissor, pois possibilitam atuações em diferentes domínios, com diferentes métodos de interação, inclusão de aspectos de afetividade, e a necessidade de atender a requisitos não funcionais como usabilidade e performance. Apesar dos benefícios encontrados, sabe-se que é oneroso a criação das ontologias. Entretanto, destaca-se a necessidade da continuidade da pesquisa em uma abordagem prática e experimental visando buscar os limites da atuação de tais sistemas em situações reais.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.183