Avaliação de Ambientes Educacionais: Análise do Estado da Arte em Sistemas Colaborativos e Tridimensionais

Adriana Doroteu Dantas, Felipe Becker Nunes, Thais Castro, Adanilton Andrade, David Freitas Lima

Resumo


Este trabalho apresenta o estado da arte de duas vertentes de uma pesquisa que envolve a Avaliação de Ambientes Educacionais, no contexto Colaborativo e Tridimensional. Nesse trabalho foi conduzida uma Revisão Sistemática da Literatura, na qual foram utilizadas 6 bibliotecas digitais e analisados 153 artigos. O objetivo dessa pesquisa é realizar uma análise entre as avaliações de interação existentes entre esses dois tipos de ambientes. Dessa forma, os resultados encontrados são relevantes para profissionais como programadores, designers e analistas, que podem repensar o planejamento dos projetos, antes e durante o desenvolvimento desses ambientes. Para os pesquisadores, a principal contribuição está nas discussões que podem nortear e embasar investigações futuras.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.102