Condução de uma Fábrica de Software e o Processo de Aprendizagem em Cursos de Graduação de TI: Uma Aplicação de um Survey sobre a Percepção da Importância

Marcela Oliveira, Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira, Silvio Meira

Resumo


O termo Fábrica de Software tem dois aspectos: uma visão orientada ao mercado, que é um processo estruturado, controlado e continuamente aprimorado para o desenvolvimento de software; e uma visão acadêmica, que considera um ambiente de experimentação com técnicas e conceitos relacionados a atividades de desenvolvimento de software. Objetivando identificar a importância de uma fábrica de software interdisciplinar, aprender sobre novas abordagens pedagógicas que estimulem os alunos no processo de aprendizagem e identificar o perfil do candidato exigido pelo mercado, foi definido e executado um survey exploratório para fins de conhecimentos gerais de uma determinada área de interesse. Os resultados, 104 entrevistados, foram coletados em diversas instituições de ensino e profissionais da área de TI através de um questionário aplicado a profissionais de TI, professores e alunos. Esta pesquisa resultou na identificação das abordagens pedagógicas de alunos e professores, além das características esperadas pelo mercado de um candidato com formação em TI. Dentre as abordagens identificadas, foi possível perceber àquela que o professor acredita ser mais efetiva, orientada para a solução de problemas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.92