Modelos de Ensino Híbrido: Um Mapeamento Sistemático da Literatura

Edson Pedro Schiehl, Isabela Gasparini

Resumo


O ensino híbrido é um modelo de educação formal que se caracteriza por mesclar dois modos de ensino: o de forma tradicional e o on-line, valorizando também a interação e o aprendizado coletivo e colaborativo. Existem diferentes modelos de ensino híbrido e diversas iniciativas vêm sendo apresentadas. De modo a identificar quais são os modelos de Ensino Híbrido e como estes estão sendo utilizados nas escolas públicas no Brasil e no mundo, este trabalho propõe um mapeamento sistemático da literatura. Por meio de sete mecanismos de busca acadêmica foram levantados 3010 trabalhos, dos quais, após critérios de inclusão e exclusão, e o estudo em profundidade, foram elecionados 32 trabalhos. Como resultado, foram verificados seis modelos distintos nos trabalhos, bem como diferentes análises sobre seu uso e avaliação.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1