Interações Contingentes em um Ambiente Virtual de Aprendizagem

Priscila Barros David, José Aires de Castro Filho

Resumo


Resumo: Este artigo analisa o conceito de interação contingente em um fórum do Ambiente Virtual de Aprendizagem SOLAR. O contexto de discussão foi uma disciplina do curso de Letras-Português, da Universidade Federal do Ceará, ministrada na modalidade semi-presencial. O estudo contou com a participação dos 20 alunos matriculados na disciplina e seu respectivo tutor. As 101 mensagens do fórum foram analisadas com base em parâmetros identificadores de interações contingentes, agrupados em: interatividade, discurso e aprendizagem. A quase totalidade das mensagens apresentou fortes indicadores de interação contingente, demonstrando que fóruns de discussão podem ser usados para promover interações que favorecem a aprendizagem.

Abstract: This paper analyzes the concept of contingent interaction in a message board of a Learning Management System called SOLAR. The study was conducted with 20 students attending a class of an on-line Language teacher pre-service program ministred by Universidade Federal do Ceará. 101 messages from one topic were analyzed based in parameters of interaction, grouped in three categories: interaction, discourse and learning. The majority of the messages presented strong presence of contingent interaction. Results show that on-line communication tools such as messages boards can be used to promote interactions that promote learning.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2008.380-389