Estação de Percepção: Uma Abordagem para o Monitoramento em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Marcos A. F. Spósito, Thaís H. C. de Castro, Alberto N. de Castro Jr

Resumo


Resumo: Este trabalho descreve uma proposta para o monitoramento simultâneo de comunidades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, visando atender às necessidades dos usuários por um acompanhamento mais amplo e eficiente das novidades que ocorrem em seus espaços pelo ambiente. Fundamentada em aspectos relevantes das Estações de Aprendizagem e da Percepção do Espaço de Trabalho em AVAs, a abordagem baseia-se em 5 características centrais: Monitoramento Simultâneo; Acesso Transversal; Integração de Informações; Configuração ou Controle; e Relação de Contigüidade, Adjacência ou União. O mecanismo de monitoramento, ao qual se chamou de Estação de Percepção, foi desenvolvimento a partir da plataforma educacional Moodle, atualmente em uso na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde foi utilizado em um cenário real de utilização.

Abstract: This work describes a proposal for simultaneous monitoring of communities in Learning Virtual Environments, aiming at attending to user needs for a wider and more efficient monitoring of news from their espaces in the environment. Based on relevant aspects of Learning Stations and Awareness on work spaces/LMS, this approach have 5 main aspects: Simultaneous Monitoring; Transversal Access; Information Integration; Control or Configuration; and Contiguous/Adjacent/Union-Relation. The monitoring mechanism, called Awareness Station, was developed using Moodle platform, currently used at the Federal University of Amazonas, where was used in a real world scenario.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2008.288-298