Aprendizagem Colaborativa: estudo da co-operação de uma comunidade virtual de aprendizagem de inglês

Maximira Carlota da Silva Andre, Sergio Roberto Kieling Franco

Resumo


Resumo: Este trabalho trata da co-operação de uma comunidade virtual de aprendizagem de língua inglesa, com base na teoria da Epistemologia Genética e em textos reunidos na obra Estudos Sociológicos de J. Piaget. A grande contribuição deste artigo reside na verificação de que a construção da operatoriedade social encontra explicações paralelas à construção intelectual individual, sendo a primeira indispensável à segunda e vice-versa. As trocas da Comunidade Virtual de Aprendizagem constituem o cenário onde as trocas intelectuais de ordem operatória se materializam entre os participantes que, com o objetivo de desenvolverem a competência lingüística na língua inglesa, fazem desta, uma comunidade internacional e colaborativa de aprendizagem.

Abstract: This paper discusses the co-operation processes that take place during an English educational experience held on a virtual learning community composed by an international community interested on developing its linguistics skills in the target language. The analysis of its co-operation is based on the assumption of cooperation found in Genetics Epistemology theory proposed by Jean Piaget and his other studies found in his Sociological Studies book. The study verifies that social knowledge building process is similar to individual knowledge processes, being both the two sides of the same process: knowledge building. The results show evidences on how people learn together in an virtual environment, more precisely, through cooperation.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2008.115-124