Analisando a influência da presença de um Agente Pedagógico Animado em relação ao Gaming The System

Thiago Marquez Nunes, Patrícia A. Jaques

Resumo


Sistemas Tutores Inteligentes apresentam grande potencial como ferramenta computacional de apoio a aprendizagem por permitir o ensino individualizado. No entanto, a efetividade desses sistemas é reduzida por comportamentos do aluno, tais como o Gaming The System, quando ele tenta tirar vantagem das propriedades do tutor para avançar na resolução dos problemas. Com o objetivo de minimizar o Gaming The System e melhorar a experiência de aprendizagem do aluno, o presente estudo investiga o impacto da presença de um Agente Pedagógico Animado neste comportamento. Nossa hipótese principal é de que um Agente Pedagógico Animado que mostra ao aluno que está ciente do Gaming The System pode desencorajá-lo. Com o objetivo de avaliar esse efeito, um Agente Pedagógico Animado foi implementado e integrado em um tutor web de matemática. O agente detecta o comportamento quando o aluno faz pedidos sucessivos de dicas e mostra ao aluno, através de mensagens e expressão de emoções, que ele está ciente do comportamento do aprendiz. Foi realizada uma avaliação experimental com 37 alunos do 8o ano de uma escola local para investigar esse efeito. Embora os resultados não sejam conclusivos, eles mostram evidências de que a presença do agente pode desincentivar o comportamento Gaming The System.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.758