Modelo de Regressão Linear aplicado à previsão de desempenho de estudantes em ambiente de aprendizagem

Rodrigo Lins Rodrigues, Francisco P. A. de Medeiros, Alex Sandro Gomes

Resumo


Extrair informações relevantes que auxiliem a gestão da aprendizagem e viabilizem o acompanhamento efetivo de estudantes em cursos mediados por tecnologia é um desafio. Diversos trabalhos vem sendo desenvolvidos a partir de técnicas de mineração de dados educacionais para fins de tomada de decisão. O objetivo principal deste trabalho foi investigar a viabilidade da utilização do modelo de regressão linear para a obtenção de inferências em etapas iniciais da realização de cursos online, como forma de apoiar a tomada de decisão por parte de professores e gestores. Propomos a utilização da técnica de regressão linear para estimar o desempenho de alunos baseados em suas interações dentro da plataforma virtual de aprendizagem, levando em consideração variáveis comportamentais. Os resultados obtidos demonstraram que é possível utilizar a técnica de regressão linear para obter inferências com boas taxas de precisão.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.607