Explorando correlações em Programação: um estudo focado no processo seletivo e em disciplinas correlatas

Marlos Tacio Silva, Maria Cristina Tenório Cabral Cavalcante, Evandro de Barros Costa

Resumo


O presente trabalho apresenta um estudo realizado com dados de tur-
mas de Ciêencia da Computação daUniversidade Federal de Alagoas ingressan-
tes nos anos de 2011 e 2012 (respectivamente, 47 e 68 estudantes) que visa identificar correlações entre a disciplina de Programação 1 e o desempenho obtido
tanto no processo seletivo quanto em disciplinas correlatas. Dentre os resulta-
dos obtidos podem-se destacar: 1) um coeficiente de correlaçãomoderado entre
Programação e Laboratório de Programação (ρ = 0,61, p − valor < 0.001); 2) uma correlação negativa entre Programação e o desempenho em Humanas
e Linguagens (respectivamente, ρ = −0.38, p − valor < 0.010; e ρ = 0.28,
p − valor < 0.100); e 3) correlações muito fracas entre Programação e disci-
plinas de Matemática.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.537