AMonMEF – Um Agente de Interface para Avaliação de Aprendizagem em Ensino a Distância

José Carlos Tavares da Silva, Carlos Eduardo Ávila, Leonardo Madeira

Resumo


Resumo: Neste artigo é apresentada uma implementação de um agente de interface que auxilia na avaliação da performance de um participante de um debate presencial via Web. Foi utilizada uma variação da Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière para estabelecer o mecanismo que acompanha automaticamente cada participante, estabelecendo uma avaliação do seu progresso à medida que ele participa do debate. Baseia-se num modelo de máquina de estados finitos de baixa complexidade, que atende aos requisitos de avaliação passo-a-passo e utiliza heurísticas para computar dados necessários à avaliação e atualizar a informação e efetuar as transições de estado. Os resultados são armazenados para análise e composição de uma base para uma avaliação global.

Abstract: This paper describes an interface agent that capable to track the performance of each participant of a debate via webchat. It has been used a Pichon-Rivière’s Vinculum Theory to establish a mechanism that automatically tracks all participants performance evaluating all of them step by step using a low complexity finite state machine and heuristics to decide the state transitions . The results are stored to compose a database that can be used to make off-line analysis, to check the learning evolution of a participant and to make a global evaluation at the course’s end.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.127-135