Mais pontes e menos ilhas Estratégias para a integração de software educacional

André Santanchè, Cesar Augusto Camillo Teixeira

Resumo


Resumo: A facilidade de compartilhamento de software que a Internet tem proporcionado nos faz perceber que a simples possibilidade de acesso a uma extensa gama de software educacional, espalhada por todo o mundo, não é isoladamente fator decisivo para o uso efetivo deste software. Este trabalho investiga como a fragmentação nas iniciativas de produção de software educacional destituído, na maioria dos casos, de padrões para sua integração, tem multiplicado os esforços para a solução de problemas comuns e desmotivado o uso efetivo de grande parte do que é produzido. Como contribuição para a minimização desse problema, apresentamos um conjunto de estratégias para a construção de software educacional, que conduz a uma abordagem de “produzir para integrar”. Apresentamos também um projeto prático no qual estas estratégias foram implementadas. Esta perspectiva proporciona a soma de esforços na produção de soluções que são mais integradas e mais interessantes para o usuário final.

Abstract: A facilidade de compartilhamento de software que a Internet tem proporcionado nos faz perceber que a simples possibilidade de acesso a uma extensa gama de software educacional, espalhada por todo o mundo, não é isoladamente fator decisivo para o uso efetivo deste software. Este trabalho investiga como a fragmentação nas iniciativas de produção de software educacional destituído, na maioria dos casos, de padrões para sua integração, tem multiplicado os esforços para a solução de problemas comuns e desmotivado o uso efetivo de grande parte do que é produzido. Como contribuição para a minimização desse problema, apresentamos um conjunto de estratégias para a construção de software educacional, que conduz a uma abordagem de “produzir para integrar”. Apresentamos também um projeto prático no qual estas estratégias foram implementadas. Esta perspectiva proporciona a soma de esforços na produção de soluções que são mais integradas e mais interessantes para o usuário final.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.291-301