Educação a distância no Ensino Superior – Uma proposta baseada em Comunidades de Aprendizagem usando Ambientes Telemáticos

Crediné Silva de Menezes, José Marques Pessoa, Hylson Vescovi Netto, Davidson Cury, Orivaldo de Lira Tavares, Tânia Barbosa Salles Gava, Edson Pereira Cardoso, Lucia Barcellos Bazzarella, Alberto Nogueira de Castro Júnior

Resumo


Resumo: Com base em vários aspectos da interação e da cooperação, importantes para a educação e em geral não contemplados pelas ferramentas convencionais de comunicação, propomos a criação de um ambiente na Internet para apoiar os cursos a serem desenvolvidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo (Ne@ad – UFES). O ambiente é uma instância da proposta AmCorA para construção de ambientes inteligente e cooperativos para apoio à aprendizagem. Esse ambiente utiliza recursos da informática, tais como Técnicas de Recuperação de Informação e Inteligência Artificial e faz uso de Metodologias para o Trabalho Cooperativo. Buscamos com isso contribuir para agilizar o processo de interação, individualizar o atendimento ao estudante, intensificar e dinamizar a cooperação e, facilitar o acesso à informação em uma comunidade virtual de aprendizagem.

Abstract: Com base em vários aspectos da interação e da cooperação, importantes para a educação e em geral não contemplados pelas ferramentas convencionais de comunicação, propomos a criação de um ambiente na Internet para apoiar os cursos a serem desenvolvidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo (Ne@ad – UFES). O ambiente é uma instância da proposta AmCorA para construção de ambientes inteligente e cooperativos para apoio à aprendizagem. Esse ambiente utiliza recursos da informática, tais como Técnicas de Recuperação de Informação e Inteligência Artificial e faz uso de Metodologias para o Trabalho Cooperativo. Buscamos com isso contribuir para agilizar o processo de interação, individualizar o atendimento ao estudante, intensificar e dinamizar a cooperação e, facilitar o acesso à informação em uma comunidade virtual de aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.168-177