Tarefa Interativa: uma proposta flexível de interatividade para o Moodle

Patricia A. Rodrigues, Leônidas O. Brandão

Resumo


Resumo: Se por um lado notamos uma grande deficiência no ensino brasileiro, em geral, e de matemática em particular, por outro notamos que nas avaliações nacionais de cursos, aqueles na modalidade EAD tem se saído relativamente bem. Isso indica a necessidade de esforços para melhorar o processo de en- sino/aprendizagem e aponta a Web como uma boa ferramenta complementar. Este trabalho busca contribuir nesta direção, apresentando um projeto que visa incorporar recursos de interatividade ao sistema gerenciador de cursos mais utilizado hoje no mundo, o Moodle. Trata-se de um novo módulo, denominado tarefa interativa, com o qual é possível incorporar de modo transparente, applets que possam servir de ferramenta para conteúdos específicos.

Abstract: On the one hand we see a great deficiency in Brazilian education system in general and in mathematics in particular, on the other hand we note that the national assessments of undergraduation courses, pointed out that those under distance learning model had a better performance. This indicates a neces- sary effort to improve the teaching and learning process and points to the Web as a good complementary tool. This paper seeks to contribute in this direction, presenting a project that brings interactivity to the learning management system most used today in the world, the Moodle. This is a new module, called Inte- ractive Assignment, which allows the incorporation of applets, in a transparent way.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2009.%25p