Uma Arquitetura para Integrar Ambientes Educacionais na Web com Sistemas em T-Learning

Douglas Véras, Marlos Silva, Pedro Bispo, Lucas M. Braz, Ig Ibert Bittencourt, Evandro Costa

Resumo


Resumo: A aréa de educação a distância tem crescido bastante ultimamente no mundo, devido ao grande interesse que os governos dos países tem em au- mentar o grau de educação de seus habitantes. Paralelamente, a Internet tem contribuído para melhorar os ambientes educacionais trazendo mais dinâmica e interatividade. Entretanto, surge também uma nova forma de interação com o conceito de aprendizagem baseada na TV (t-learning), que tornará um sim- ples telespectador em um estudante através da televisão interativa. Este artigo tem por objetivo investigar a integração entre a TV Digital e tecnologias de e- learning através da interoperabilidade provida pelos serviços de um framework para construção de ambientes interativos de aprendizagem na Web.

Abstract: The area of distance education has grown a lot lately in the world, due to the great interest that governments have to increase the educational level of its inhabitants. In addition, the Internet has helped to improve the educational environment by bringing more dynamic and interactive. However, there is also a new form of interaction with the concept of TV-based learning (t-learning), which will make a simple viewer in a student through interactive television. This article aims to investigate the integration of digital TV technologies and e-learning through interoperability services provided by a framework for build- ing interactive learning environments on the Web.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2009.%25p