Introdução à Informática na Educação baseada em Evidências

Leonardo Marques, Seiji Isotani, Ig Ibert Bittencourt

Resumo


A comunidade de Informática na Educação (IE) no Brasil vem produzindo resultados promissores ao longo de décadas. Diversas políticas públicas educacionais e ações em prol do ensino na esfera federal, estadual e municipal se basearam em estudos realizados por membros desta comunidade. Apesar disso, para que os resultados da comunidade consigam de fato transformar a ciência e a educação do país é preciso que compreender nossos atuais problemas metodológicos para que possamos dar um salto na qualidade das pesquisas em nossa área. Neste contexto, temos observado que a grande maioria dos artigos da comunidade de IE não possuem evidências científicas, sejam elas quantitativas, qualitativas ou mistas. Desta forma, no ano de 2018, publicamos um manifesto sobre IE baseada em Evidências, com o objetivo de trazer à luz dois fatores fundamentais para a melhoria da qualidade das pesquisas na área: a evidência e a reprodutividade da pesquisa. O manifesto teve por objetivo fazer um chamamento e provocação à comunidade por uma IE baseada em Evidências. Este capítulo tem por objetivo dar continuidade a essa discussão elaborando mais o conceito de evidência, as práticas educacionais baseadas em evidência, incluindo seus pontos positivos e negativos.

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