Comunicação Aumentativa e/ou Alternativa Pictográfica: Fundamentos e Prática no contexto da Educação Inclusiva
Resumo
A educação especial brasileira evoluiu para uma concepção baseada no respeito às diferenças e de enfoque nos recursos de acessibilidade. É pensando na acessibilidade comunicacional da pessoa com deficiência que o presente trabalho é proposto, principalmente porque as tecnologias existentes são relativamente recentes e pouco conhecidas. Para tal, este trabalho apresenta uma visão teórica e prática sobre Comunicação Aumentativa e/ou Alternativa (CAA) no contexto da educação inclusiva, tendo como público-alvo principalmente, mas não exclusivamente, alunos ou profissionais das áreas de computação, educação, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional que tenham interesse em atuar ou realizar pesquisa, desenvolvimento e/ou inovação na área de CAA. Como metodologia de desenvolvimento, esse trabalho apresenta, na parte teórica, uma exposição de conteúdos sobre inclusão, políticas públicas, marcos legais, atendimento educacional especializado, teoria histórico-cultural, bem como os conceitos de tecnologia assistiva, acessibilidade e CAA. Na parte prática, aplicativos gratuitos para CAA serão comparados e o melhor, de acordo com os critérios elencados, será apresentado em detalhes e de forma prática, mostrando exemplos de usos para a educação inclusiva.