ATecnologias Computacionais para Auxiliar Professores a Atingir Requisitos Pedagógicos através da Utilização de Conhecimento de Senso Comum

Aparecido Fabiano Pinatti de Carvalho, Junia Coutinho Anacleto, Silvia Helena Zem-Mascarenhas

Resumo


Resumo: Este artigo ilustra a utilização de conhecimento de senso comum coletado de colaboradores voluntários, fazendo uso de tecnologias Web, para apoiar professores a planejar Ações de Aprendizagem (AAs), que atendam a requisitos pedagógicos apresentados em Teorias de Ensino e Aprendizagem já bem consolidadas e que, conseqüentemente, possam promover uma aprendizagem efetiva. Aborda-se, neste artigo, como o conhecimento de senso comum se relaciona a quatro Teorias de Ensino e Aprendizagem de autores renomados na área pedagógica – Freire, Freinet, Ausubel e Gagné – e como as tecnologias computacionais podem viabilizar a utilização deste tipo de conhecimento pelos professores.

Abstract: This paper illustrates the use of common sense knowledge, acquired from volunteers through the web, to support teachers in planning learning activities, which fit to pedagogical issues presented in renowned Learning Theories, so that effective learning can take place. The paper approaches how common sense knowledge is related to four Learning Theories, proposed by renowned authors in the pedagogical area – Freire, Freinet, Ausubel and Gagné – and how computational technologies can make viable the use of this kind of knowledge by teachers.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2008.%25p