Software Livre Aplicado ao Ensino de Geometria e Desenho Geométrico

Waldiney Bolgheroni, Ismar Frango Silveira

Resumo


Resumo: O ensino e a aprendizagem de conceitos básicos de Geometria e Desenho Geométrico vêm apresentando historicamente uma série de lacunas conceituais na Educação Matemática Brasileira. O uso adequado de recursos computacionais neste contexto pode ser um importante aliado para proporcionar aos estudantes situações de aprendizagem significativa destes tópicos. Assim, o presente artigo apresenta uma análise comparativa entre softwares de geometria dinâmica desenvolvidos sob uma abordagem construtivista no processo de ensino e aprendizagem de Geometria e Desenho Geométrico. Para tanto, apresenta-se um estudo de caso onde foi utilizado o software R&C, envolvendo 80 alunos de ensino fundamental da rede pública.

Abstract: Teaching and learning basic concepts of Geometry and Geometric have been suffering historically from various conceptual lacks along Brazilian Math Education. The proper usage of computer-based resources in such a context could be an important factor that would provide students with meaningful learning situations regarding such topics. In this way, the present paper presents a comparative analysis and application of dynamic geometry free software, developed under a constructive approach, applying them in Geometry and Geometric Design teaching and learning processes. For this, a case study – using R&C software – involving 80 K-12 students of a public school is shown.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2008.%25p