Desenvolvimento de um curso seguindo a Aprendizagem Baseada em Problemas: um estudo de caso

Inaldo Capistrano Costa, André Luiz Brandão, Daniela Leal Musa, Jeane Teixeira, Eveline Sá, Alessandro Ramos de Oliveira, José M. Parente de Oliveira, Clovis Torres Fernandes

Resumo


Resumo: Este artigo descreve a aplicação do modelo pedagógico Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em um curso à distância aplicado em uma disciplina de pós-graduação. A ABP tem como finalidade mostrar uma alternativa ao modelo tradicional de aprendizagem, no qual o professor apresenta conteúdos em sala de aula para os aprendizes. Na ABP, o professor assume a função de facilitador, no qual contextualiza os aprendizes em um problema proposto e é mediador entre o conteúdo e os aprendizes.

Abstract: This paper describes the application of the Problem Based Learning (PBL) pedagogical model in an under-graduation distance course discipline. The PBL's finality is to present an alternative to the traditional learning model in which the professor presents the contents in a class room to the students. In PBL, the professor assumes the facilitator function, which he/she contextualizes the students in a proposed problem and is the mediator between the contents and the students.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2007.%25p