Uso de Jogos Cooperativos em Atividades de Aquecimento em Cursos Hipermídia Adaptativos

Eveline de J. V. Sá, Jeane S. F. Teixeira, Clovis T. Fernandes

Resumo


Resumo: Neste artigo propõe-se a modelagem o uso de jogos cooperativos educacionais em atividades de aquecimento como ferramenta para propiciar a cooperação entre os aprendizes em uma atividade de aprendizagem. Por atividades de aquecimento, entendem-se atividades que constituem a fase preliminar de uma atividade de aprendizagem, cujo objetivo é estimular o aprendiz antes que o conteúdo a ser trabalhado pela atividade de aprendizagem seja efetivamente apresentado. A inserção de tecnologias como Cooperação e Jogos orientados por um Modelo Instrucional podem tornar a aprendizagem mais significativa por envolver aspectos lúdicos e de interação.

Abstract: In this article intends the modeling the use of educational collaborative games in warm up activities as tool to propitiate the collaboration among the learners in a learning activity. For warm up activities, understand other activities that constitute the preliminary phase of a learning activity, whose objective is to stimulate the learner before the content to be worked by the learning activity is indeed presented. The insertion of technologies as Collaboration and Games oriented for an Instructional Model can turn the most meaningful learning for involving aspects ludics and of interaction.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2007.%25p