CV-MUZAR - Uma Comunidade Virtual de Aprendizagem que aproxima os Museus de Ciências Naturais da Escola

Ana Carolina B. De Marchi, Flávia Biondo da Silva, Cristiane Durigon Testa

Resumo


Resumo: Os museus, destacando os de ciências naturais, constituem-se na sociedade pela educação que promovem, sendo um desafio constante integrar suas funções artísticas e científicas. Este artigo irá mostrar que com o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs), em especial com a formação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem, os museus podem ampliar seu canal comunicativo, aproximando-se da escola, de modo a incentivar a aprendizagem. Em especial, as Comunidades Virtuais voltadas para a aprendizagem informal em museus serão apresentadas como uma possibilidade de maior interação da instituição museológica com seu público.

Abstract: Museums, specially the ones of natural science, consist in society for the education they promote, being a constant challenge to integrate their artistic and scientific functions. The goal of this paper is to demonstrate that, through the New Technologies of Information and Communication (NTIC), mainly by means of Virtual Communities, museums can extend their possibilities of communication, getting closer to schools, so as to encourage learning. The virtual informal learning communities will be presented as alternatives of enlarging the interaction of the museum with its public.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2007.%25p