Supermercado Virtual: Uma Abordagem Lúdica para Auxiliar a Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental

Everton Flávio Rufino Seára, Felipe Luiz Pereira, André Luís Alice Raabe, Fabiane Barreto Vavassori Benitti, Luciane Maria Schlindwein

Resumo


Resumo: A utilização de software educacional em escolas do ensino público vem gradualmente tornando-se uma realidade, principalmente a partir da iniciativa do programas como o ProInfo (MEC) e dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs). No entanto, os docentes destas escolas, em sua maioria, não possuem formação necessária para selecionarem, planejarem e utilizarem software educacional nas atividades de aprendizagem de seus alunos. Como um agravante, os softwares educacionais, muitas vezes são desenvolvidos a partir de uma perspectiva puramente tecnológica, ou então possuem diretrizes pedagógicas não adequadas aos paradigmas de ensino-aprendizagem utilizados nas escolas. O ambiente apresentado neste artigo aborda questões pertinentes à concepção, implementação e validação de um Supermercado Virtual norteado por uma perspectiva pedagógica.

Abstract: The educational software application in public school is being come true actually, after the programs like ProInfo by MEC and Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs). However, the majority of this school's teachers doesn't have knowledge enough to select, planning and using educational softwares in their learning activities with pupils. Another thing must be attend, sometimes the educational softwares are not developed through a technologic perspective or pedagogic researches. This article presents conception, development and validation of a Virtual Market guide by a pedagogic view.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p