Interatividade, Pensamento Crítico e Pensamento Complexo na Escrita Colaborativa

N. De la Orden Medina, P. J. Freitas Filho

Resumo


Resumo: Este artigo descreve o estudo de caso desenvolvido com o objetivo de analisar e comparar a interatividade em dois cená rios de aprendizagem cola- borativa: um tradicional e outro usando o editor colaborativo EquiText. O artigo enfoca a aná lise dos níveis de interatividade nas fases da escrita co- laborativa em cada cená rio e sua relaçã o com o pensamento crítico. Relacio- nam-se também os indicadores de pensamento crítico com os tipos de pensa- mento do Modelo de Pensamento Integrado.

Abstract: This paper describes the case study carried out in order to analyse and compare interactivity in two collaborative learning scenarios: one tradi-tional and the other using the EquiTtext collaborative editor. This paper focuses the study of interactivity levels during collaborative writing stages in each scenario and its relation with critical thinking. Finally, all critical think-ing indicators are related to the Integrated Thinking Model types of thinking.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p