Gamificação como aliada na Educação Empreendedora

Esteic Janaina Santos Batista, Renato Massao Shiwa, Lin Ming Feng

Resumo


Este trabalho apresenta uma ferramenta web gamificada para auxílio no ensino-aprendizagem de Empreendedorismo. Nomeada como InovaEdu, ela auxilia o estudante na estruturação e organização de sonhos, criação do modelo e plano de negócio, além de simular investimentos para o negócio fictício de um grupo de estudantes. Na aplicação, estudantes e professores, desempenham papéis de personagens como: investidor, consultor, agência classificadora de risco. O objetivo da ferramenta é tornar as aulas de Empreendedorismo dinâmicas, divertidas e com experiências práticas, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, organização, responsabilidade, liderança, persistência, além de várias outras proporcionadas por uma educação empreendedora, que são necessárias não apenas para a criação de um negócio, mas para a vida.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1489