A Representação do Conhecimento Geométrico e as Concepções de Professores de Matemática num Ambiente de Geometria Dinâmica

Emilia B. Ferrreira, Adriana B. Soares, Cabral Lima

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a formação continuada de professores de Matemática, com o uso de novas tecnologias. A investigação objetivou discutir a contribuição do uso de softwares de geometria dinâmica, no ensino-aprendizagem da Geometria. Os procedimentos metodológicos transcorreram numa oficina em ambiente informatizado com referencial teórico em pesquisas desenvolvidas por Piaget, Duval, Van Hiele, Balacheff. Os resultados obtidos sugerem que o uso desses softwares pode ajudar no desenvolvimento das representações do conhecimento geométrico e do raciocínio lógico-dedutivo e, na formação de professores, estimular possível mudança nas suas práticas pedagógicas.

Abstract: This article presents results of a research about the continuous formation of Mathematics' teachers involving the use of new technologies. The investigation sought to place in discussion the contribution of the use of software of dynamic geometry in the teaching learning of the Geometry. The methodological procedures elapsed in an environment computerized with theoretical referential in researches developed by Piaget, Duval, Van Hiele, Balacheff. The obtained results suggest that the use of this software can aid in the development of the representations of the geometric knowledge and of the logical-deductive reasoning and, in a process of teachers' formation, stimulate the possible change in their pedagogic practice.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2005.%25p