Estratégias no uso de Tecnologias Digitais de Informática e Comunicação (TDICs) e as práticas de ensino supervisionadas

Morgana Schenkel Junqueira, Joslaine Cristina Jeske de Freitas

Resumo


As dinâmicas criadas em torno das tecnologias digitais e da Internet vem sendo projetadas visando mudanças na educação. Sendo assim, existe a real necessidade de profissionalização de professores para o uso das tecnologias nesta nova cultura escolar. O uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Educação (TDICs) podem melhorar a ação pedagógica, já que inserem novos dispositivos que facilitam e dinamizam o processo de ensino aprendizagem. Com o objetivo de compreender a importância das TDICs na formação dos professores, o artigo apresenta algumas questões que visam discutir a relação entre a formação docente e o uso das TDICs como estratégia de ensino. Os resultados obtidos a partir da definições da questões de pesquisa indicam que as TDICs não apenas dinamizam a prática pedagógica como também favorecem novas perspectivas para a construção de conhecimento e no processo de ensino-aprendizagem tanto na formação dos docente quanto no crescimento intelectual dos discentes.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1404